sábado, 6 de junho de 2009

Tweetando.


Muitos dias sem postar nada, eu sei. Nem pretendo tirar o atraso pois rolou tanta coisa nas últimas semanas que, realmente, a missão seria impossível. Sorry.

Mas o que me deu vontade de escrever mesmo foi o tal do TWITTER, a nova febre da internet. Meio que rede social, meio que um mini blog, o twitter é um espaço onde as pessoas postam o que quiserem, desde que não ultrapassem os 140 caracteres. Assim como o orkut, pra participar do twitter basta ter uma conta de email, entrar na home e fazer um cadastro bem básico. Depois disso, você pode postar via web ou, o que é mais legal, pelo celular, via SMS.

O funcionamento da coisa é mais ou menos assim: à esquerda da sua página aparecem seus Followers, que são as pessoas que te seguem e vêem o que você escreve, e os Following, que é quem você tá seguindo. Além disso, rolam uns programinhas bem bacanas pra quem usa twitter. Com eles é possível postar fotos, vídeos e ouvir música. Dá pra mandar mensagens particulares pra pessoas que te seguem e são seguidas por você também (só usar o direct message). Caso você queria responder a algum Tweet, basta dar um REPLY, opção que aparece no canto direito da mensagem que você quer responder. Pelo twitter você pode fazer buscas por outros contatos, adicionar amigos de outras redes sociais, criar seu próprio layout e conversar sobre assuntos específicos com quem quer que seja (basta usar #ASSUNTO que você estará se referindo ao que quer falar), encontrar pessoas no mundo todo que estão falando sobre algum assunto (tem até uma lista dos tópicos mais falados TRENDING TOPICS) etc.

Mas, agora que a coisa foi mais ou menos clareada, vem a pergunta: E daí? Por quê eu quero participar desse tal Twitter? Ótima pergunta, já que vemos de tudo por alí. Gente que cria um perfil e posta tudo o que está fazendo, gente postando links com notícias variadas, gente que conversa online, gente que vende coisas, blogueiros que fazem seu marketing pessoal, famosos fazendo a social com fãns, políticos fazendo campanha, etc. E isso, ao contrário de muitas críticas, é o que eu acho mais bacana no Twitter: pode tudo. Poste o que quiser: piada, música, foto, crítica, bobagens, tudo mesmo. Você é livre pra seguir quem te interessar e pra falar o que estiver a fim. Dá até pra bloquear seu perfil e, com isso, quem não te segue não vê nada do seu perfil nem o que você escreve.

Então, seja lá qual for seu motivo, mesmo que seja só pra conhecer, entra lá, faz um perfil e divirta-se!
Ah, a Marimoon (VJ da MTV) fez um tutorial completinho pra quem quer conhecer melhor o Twitter. :)