segunda-feira, 27 de abril de 2009

Copyright pra quem?

Nossa, tô devendo um post aqui há tempos. Além dos novos capítulos da novela do caso Pirate Bay, tô em falta com montes de assuntos importantes, interessantes, engraçados e relevantes ao blog. Aliás, me pergunto: O que não é relevante aqui? Vamos de Pirate Bay, então.

A boa nova é que o Juiz do caso foi desqualificado por ter emitido julgamento parcial, já que ficou comprovado que Tomas Norstron (o tal Juiz) é membro da Associação Sueca para Direitos Autorais. Coincidência ou não, um dos participantes da tal organização, o Peter Danowsky, participou do julgamento como representante da indústria de música e cinema.

Vamo lá gente, vamos pensar... Quando os caras do PB foram condenados por infringir as leis de Copyrights a comunidade internética-cibernética foi à loucura com a injustiça. Afinal, como uma atividade social e cultural (como a troca de arquivos no Ciberespaço) tão comum pode ser considerada crime? Quem está sendo lesado? Os músicos, cineastas, escritores? Acredito que não.

Há tempos que o Copyright se tornou um valioso produto econômico para as indústrias fono e cinematográficas, como bem disse Joost Smiers em A ORIGINALIDADE QUESTIONÁVEL.

A maioria dos artistas já não vive de direitos autorais. Os lucros de tais direitos vão à jato para grandes gravadoras e para indústrias de entretenimento. Quando essas criminalizam caras como Peter Sunde, Gottfrid Svartholm e Fredrik Neij (os três fundadores do Pirate Bay), elas evidenciam quem são os reais interessados na caça aos piratas e a quem realmente favorece o sistema de Copyrights.

A questão em jogo não é uma simples punição de um crime. O caso PB ultrapassa o interesse público e chega ao privado. O uso do judiciário para defesa de interesses pessoais é, além de absurdo, uma apelação daqueles que acreditam no Estado da Ordem e do Progresso.

Para ajudar a galera interessada no assunto:
Copyright é novo imperialismo, diz guru da web
Internet sem Amarras Jurídicas

Por Ma Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário